top of page

Introdução

     Comecei o curso de fotografia em 2016 na EPI- Escola Profissional de Imagem. Passei por muita aprendizagem em diversas áreas da fotografia e noutras disciplinas. 

     Após 3 anos de curso, é proposto aos alunos realizarem um projeto de tema livre para apresentarem no final do seu curso a Prova de Aptidão Profissional. O tema que eu escolhi para realizar a minha Prova de Aptidão Profissional é a História do Clube de Futebol “Os Belenenses”. O CF “Os Belenenses” foi fundado no dia 23 de setembro de 1919. Fundado num banco de jardim da Praça Afonso de Albuquerque, em Belém, regista uma longa existência repleta de conquistas e de tormentas, de glórias e de angústias, amassadas pelo esforço e pela paixão dos que, degrau após degrau, o foram construindo. Além de 3 Taças de Portugal, o Belenenses conta também com o título de campeão nacional na época de 1945/1946 que foi um dos momentos mais altos da história do clube. Durante décadas fez parte do quarteto dos chamados “Grandes”, juntamente com o Futebol Clube do Porto, Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal, pois até 1982/83, estes foram os clubes que estiveram sempre na 1ª divisão.

     No final da época de 2017-18,  CF “Os Belenenses” (clube) e a Belenenses SAD seguiram caminhos separados, pois o “protocolo sobre o uso do Estádio do Restelo terminou e a SAD recusou negociar um novo contrato com o clube. Assim, a partir da temporada 2018-19, o Belenenses SAD (equipa profissional) joga os respetivos jogos da Primeira Liga no Estádio Nacional (Jamor), enquanto o CF “Os Belenenses” registou uma equipa amadora na 1ª Divisão Distrital da Associção de Futebol de Lisboa, o equivalente à 6ª divisão, contando com a maioria dos adeptos que optou por apoiar o clube após a separação entre o clube e a SAD.

     Como consequência, o Belenenses SAD foi legalmente proibido de usar o logótipo e o nome do Belenenses e agora usa um novo logótipo. Nos primeiros jogos da temporada, a equipa profissional teve assistências que nem chegavam às 250 pessoas, enquanto a equipa do Clube de Futebol “Os Belenenses” tem uma média de 3000 pessoas por jogo.

     O meu trabalho é sobre o Clube de Futebol “Os Belenenses” que joga no Estádio do Restelo. Este clube é um clube que eu tenho muito carinho, por ser o meu “clube do bairro” que eu acompanho hà já alguns anos. Moro a menos de 2 minutos do Estádio do Restelo e quando havia jogos à noite sempre que era golo ouvia se sempre lá de casa. Quando tive autorização dos meus pais para ir ver os jogos sozinho ao Estádio do Restelo começei a entender melhor aquilo que os seus adeptos sentiam ao apoiar um clube histórico e muito acarinhado pelas pessoas que moram ali à volta. 

     Para este trabalho eu pretendo fazer várias fotografias nos jogos de futebol realizados no Estádio do Restelo, no Campo das Salésias e no Jardim de Belém num banco onde no dia 23 se setembro de 1919 foi decidido fundar o Clube de Futebol “Os Belenenses”.

     Neste projeto fui fotografar os jogos do Belenenses contra as seguintes equipas: Malveira da Serra, Talaíde, Linda-a-vela B, Clube Atlético e Cultural da Pontinha, Porto Salvo e CDOM Parque das Nações. Também estive a fotografar nos seguintes espaços: Estádio do Restelo, Jardim em Belém e Campo das Salésias.

Imagens do trabalho

O sentimento de ser Belenenses

A MAIORIA DO VIDEO É PARTE DE UMA ENTREVISTA FEITA PELA SPORT TV

bottom of page